DÚVIDAS

A expressão «acabar por último»
Vi uma notícia que assim começava: «O antigo ditado que os bons acabam por último não é exatamente verdadeiro. Pesquisas mostram que pessoas agradáveis podem ter mais sucesso no trabalho.» Ao ler a primeira frase, imediatamente entendi que os bons acabam, mas por último, pois os outros acabaram antes, o que seria vantagem para aqueles. Somente ao ler a segunda sentença percebi o sentido de prejuízo para os bons. Consultei um dicionário e percebi que «acabar por último» é vantagem para os bons se o verbo foi usado como intransitivo, e que é desvantagem se o verbo foi usado como transitivo (com o objeto "ocultado"). Está correto este meu entendimento? Grato pela atenção.
A noção de adjectivo de relação
Gostaria de obter mais informação sobre adjectivos de relação (o que são, como e quando se aplicam, etc). A título de exemplo prático, gostaria ainda que me esclarecesse se o "à/a" de "ensino à/a distância" é um exemplo de adjectivo de relação, como subentendi de uma consulta que fiz num livro de Lindley Cintra. Não me despeço sem deixar de salientar a importância crucial de um sítio (ou "site"?) deste tipo. Parabéns aos responsáveis.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa