Ela prefere-me a ti
A dúvida é esta - com o verbo preferir, no sentido de querer antes, qual o pronome pessoal, referente a primeira pessoa do singular, que deveria ser utilizado e de que forma, em frases como as que a seguir lhes apresento:
Ela prefere "a mim" a ti.
Ela prefere "mim" a ti.
Ela prefere "eu" a ti.
Ela "me" prefere a ti.
Ela prefere-"me" a ti.
Estas frases poderiam estar no seguinte contexto: estou conversando com alguém e quero informar a esta pessoa que, entre nós dois, é a mim que uma certa mulher quer mais.
Analisando essas possíveis frases, pensei o seguinte:
A frase "1" não caberia, porque teríamos duas preposições "a", em desacordo com a regência do verbo preferir.
A "2" apresenta o pronome "mim" sem estar antecedido por uma preposição, de forma que também não seria aceitável.
A "3" teria o pronome "eu" na função de objeto direto, o que também não seria possível.
A "4" parece-me, gramaticalmente, a melhor; apesar de me soar meio estranho e até de uma certa forma ambígüa: o "me" poderia ser um pronome de interesse (interesse meu no fato que informo) e, então, a pessoa preferida indicada pela frase já não seria eu, mas sim meu interlocutor.
A "5", uma variante da "4", teria também o inconveniente de uma má colocação do pronome "me", tendo em vista que o pronome "ela", segundo me consta, obrigaria a próclise.
Assim sendo, acredito que somente a frase "4" seria correta, ainda que ambígüa. Por favor, corrijam-me se estiver errado. Talvez não seja possível, com estes pronomes pessoais, construir, da forma como pretendo (preferir alguém a outrem), uma frase que seja clara, e devesse, então, optar por outras alternativas.
Agradeço-lhes qualquer ajuda que leve um pouco de luz a esta confusão que estou fazendo.
Híper/híperes
Vi há dias no jornal "24 horas" o seguinte título: "Hipers sobem preços". Sendo que a forma abreviada de hipermercados já entrou na nossa linguagem corrente, pergunto: não será mais correcto híperes?
A pronúncia de equestre e de aquele
Por que motivo se lê o "u" em palavras como "equestre" e não se lê em palavras como "aquele"?
Obrigado, antecipadamente.
Porquê
O acento circunflexo no «porquê» só se utiliza em posição final ou, também, como no exemplo da pergunta anterior (porquê perguntaste isso?)?
Etc.
Quando etc. aparece no final de uma frase deve-se escrever outro ponto (etc. .)?
Porque, por que e porquê
Em que circunstâncias se escreve porque ou por que?
Obrigados(as)
Aceita-se a utilização da forma de agradecimento "obrigado" no feminino - "obrigada"? Se sim, porque não também "obrigados" ou "obrigadas"?
Quando muito e não "quanto muito"
Sempre julguei que se dizia "quando muito", mas já encontrei pessoas que utilizam "quanto muito", quer na expressão oral quer na expressão escrita. Em particular, tenho visto que as duas formas ocorrem nos jornais. Qual delas é a forma original?