Prefixação vs. derivação parassintética, novamente
Preciso saber se posso considerar correto dizer que as palavras reflorestamento e reconhecimento são formadas por derivação parassintética. Ou trata-se de outro processo?
Grato.
O som que o cão faz (onomatopeia)
Independentemente da muito variada terminologia que se refere a onomatopeia, pergunto se pelo facto de o cão fazer ão-ão (eu sei que há cães que fazem béu-béu...), se pode admitir que a palavra portuguesa cão tenha evoluído do latim não apenas de acordo com a sua etimologia, mas também em função do conceito de onomatopeia.
O significado de hetero- (hetero-avaliação)
Num formulário sobre o sistema de avaliação de desempenho existe a seguinte palavra: hetero-avaliação. Agradecia que me explicasse o significado de hetero nessa palavra (porque hetero eu sei o que significa, mas não assim).
O verbo igualizar
Existe o verbo igualizar?
O significado de fungível
Qual o significado da palavra fungível?
Grato.
Cópia e fotocópia
Gostaria de saber qual a diferença entre cópia e fotocópia.
Muito obrigada.
A palavra sépsis
Qual a forma correcta de escrever a palavra sépsis? Com ou sem acento?
A origem da palavra bufo
Estou a realizar um trabalho para o qual é essencial o conhecimento da origem da palavra bufo. Refiro-me, evidentemente, ao sentido que actualmente lhe é dado, nomeadamente, na sua relação com a PIDE.
Obrigada.
A expressão "vis-à-vis"
Li uma expressão não usual e tenho a curiosidade de saber o que é: "visa a vis"
«De tempos a tempos»
Tenho um livro em fase de revisão final, tendo o revisor emendado a frase «José só vai a Lisboa de tempos a tempos» para: «... de tempos em tempos». Gerou-se alguma controvérsia, havendo ainda quem sustente que ambas as formas estão correctas.
