DÚVIDAS

O som que o cão faz (onomatopeia)

Independentemente da muito variada terminologia que se refere a onomatopeia, pergunto se pelo facto de o cão fazer ão-ão (eu sei que há cães que fazem béu-béu...), se pode admitir que a palavra portuguesa cão tenha evoluído do latim não apenas de acordo com a sua etimologia, mas também em função do conceito de onomatopeia.

Resposta

Se existe alguma influência dos sons emitidos pelo cão de grande porte na origem do seu nome, só se for na consoante inicial. A palavra cão está relacionada com o vocábulo latino cane com plural canes.

A evolução geral da língua levou ao aparecimento do ditongo ão (no Alfabeto Fonético Internacional, [̃ɐ̃w]) que é muito frequente. A palavra cão é apenas mais uma de muitas outras.

Para demonstrarmos que o ditongo ão é bem português, lembramos que os espanhóis que vivem perto da nossa fronteira dizem can quando se referem ao cão de grande porte.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa