A sintaxe de erguer
Gostaria de saber se posso admitir o verbo erguer como transitivo direto e indireto no seguinte caso: «O homem ergueu as mãos à cabeça.» Já pesquisei em diversas fontes, e quase todos admitem o verbo apenas como transitivo direto: «Ergueu a espada» ou «Ergueu as mãos». Se houver a possibilidade, pediria que citassem a fonte de onde for retirada a resposta.
Obrigada.
Didactologia
Didactologia:
— 1.a ocorrência em português (autor, data...);
— Definição.
Obrigado!
A diferença entre chouriço e chouriça
Qual é a diferença entre chouriço e chouriça?
O significado de entalir
Qual é o significado de entalir?
«Boa festa» e «Boas festas»
«Boa festa», ou «Boas festas»? «Boa Páscoa», ou «Boas Páscoas»? Qual a diferença? As duas utilizações são correctas? Quando utilizar uma e quando a outra?
Chávena e xícara
Gostaria de saber qual a diferença entre as palavras chávena e xícara e em que situações se devem empregar ambas.
O género de “microchip”
O dicionário Aurélio on-line define microchip como substantivo masculino, assim como «o disquete».
Em Portugal geralmente usa-se a forma feminina: «a disquete». Ora se microchip significa «chapa», «microchapa», «miniatura de pastilha», «pastilha de silício», não deveria ser «a microchip»?
Obrigada.
Epifânia e epifania
Tendo encontrado ambos os termos no dicionário — Epifânia e Epifania, um como antropónimo, e outro como designação de festa religiosa —, gostaria de saber se o antropónimo Epifânia também se pode utilizar em português de Portugal ou apenas em variante brasileira.
Lipoipertrofia
A minha dúvida prende-se com o uso do h mudo no meio de uma palavra composta: "lipohipertrofia". Ou seja, qual a grafia correcta: "lipoipertrofia", "lipo-hipertrofia" ou "lipohipertrofia"?
Obrigado, desde já, pelo vosso tempo.
O antónimo de precoce
Gostaria de saber qual o antónimo de precoce.
Obrigada.
