Podiam esclarecer-me esta pequena dúvida?
Que é a opção correcta, "barcos rabelo" (singular), ou "barcos rabelos"?
Isto porque se deve dizer "carros Fiat" e não "carros Fiats".
A regra mantém-se neste caso?
Agradecido pelo esclarecimento!
Agradecia que me esclarecessem sobre o diminutivo da palavra chinês.
Já verifiquei que há uma regra que diz que as palavras que têm s mantêm esta letra — Ex.: mesa — mesinha; vaso — vasinho. As palavras que não têm s ficam com z — Ex: cão — cãozinho; avô — avozinho.
Não sei se se aplica sempre ou se há alguma excepção.
Como se pronunciam as palavras juniores e seniores?
Qual o aumentativo da palavra relógio?
Qual é o processo de formação da palavra papelote?
Obrigada.
Qual é o aumentativo da palavra ponte?
Qual o grau aumentativo da palavra cozinha?
Gostaria de saber se a expressão conta-cliente (e o respectivo plural) se deve ou não grafar com hífen. O contexto é marketing. Portanto, as contas que as empresas abrem internamente para os seus clientes habituais (para controlo interno) são conta(s) cliente ou conta(s)-cliente?
Obrigado.
Como saber se o segundo elemento do adjectivo composto verde-musgo, azul-marinho e azul-celeste é na realidade nome ou substantivo? Que exercícios ou técnicas podemos adoptar para chegar a conclusão ou explicar que se trata de verdadeiros nomes? E porquê chamar a esses compostos de adjectivos compostos? Para terminar, no composto castanho-claro, a que classe morfológica pertence o segundo elemento?
Gostaria de saber a forma correcta do verbo caçar: «ele foi caçado», ou «ele foi caço»?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações