Mais de uma vez, nos mais variados contextos, vi surgir a palavra sedutório enquanto sinónimo da palavra sedutor. É tal correcto, ou um abuso linguístico?
A palavra autocarro é derivada, ou composta?
A palavra embarcado é formada por parassíntese, ou por prefixação e sufixação?
Qual o grau do nome escuridão? Poderá ser aumentativo?
Alguém me sabe dizer quais as palavras do português caracterizáveis como divergentes (ou formadas a partir de divergentes) das seguintes palavras?
- Dor
- Cor
- Véu
Apesar de encontrar no dicionário o termo intervenção e o termo intervencionado, não encontro uma forma verbal intervencionar, mas apenas o verbo intervir. Quando é correcto usar o termo intervencionar?
Tenho uma dúvida: a palavra despersonalização é derivada por parassíntese, ou por prefixação e sufixação? Posso dizer personalização, mas não posso dizer “despersona”. Será que me podem esclarecer?
Como se chamam os naturais de Agualva?
Gostaria de saber se arquipélago tem forma adjectival do mesmo modo que a de ilha é insular.
Gostaria de saber as palavras compostas e derivadas das originais: porta, livro, fio e caracol.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações