Quando escrevo a palavra intimidatório no processador de texto Word, ele considera-a errada. Está errada? Se sim, como se escreve?
Depois de o corrector ortográfico do Word não ter reconhecido o vocábulo, e depois de ter consultado dois dicionários e não ter encontrado a palavra velejador, fiquei com a seguinte dúvida: como referir-me àquele que veleja? Não pretendo marinheiro, nem navegador, porque os dois vocábulos são muito abrangentes. Pratendo referir-me àquele que manuseia e faz navegar um veleiro (e, já agora, que o leve a bom porto).
Agradecida pela atenção e parabéns pelo magnífico trabalho que levam a cabo e pelo "novo" sítio.
Gostaria que me esclarecessem acerca da seguinte dúvida: qual é o aumentativo de gota e de chuva?
Por uma questão de "trocadilho" no trabalho que tenho em mãos, dava-me jeito usar o (possível?) neologismo farmeiro.
Agradeço uma opinião sobre o assunto.
Existe a palavra proferimento? Por exemplo: «O ministro Fulano fez um proferimento acerca do assunto tal e tal.»
Muito grata.
Qual dos substantivos a seguir não contém idéia de aumentativo?
balaço
chapelão
portão
facão
corpanzil
Estou curioso.
Sou editor da Casarão do Verbo Editora aqui no Brasil e trabalho, presentemente, em uma antologia de crônicas. Nestas crônicas, o autor prefere sempre se autodenominar de «um mero garatujador de crônicas». Bem sei que "garatujador" enquanto substantivo não existe. Existe sim o verbo "garatujar" («rabiscar, escrever em forma de rabiscos», etc.). «Garatujador» é pois um neologismo. Gostei tanto da palavra que penso agora em mantê-la no título: «O garatujador de crônicas matinais».
Mas gostaria antes de saber dos senhores se se trataria de um assassinato à nossa língua.
Muito grato e parabéns pelo site.
As reportagens televisivas são muitas vezes denominadas documentários. Este termo vem de documento ou do verbo comentar? E vindo de comentar seria correcto "decomentário"?
Como escrever o adjectivo derivado de trocânter? "Trocantérica" ou "trocanteriana"?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações