Gostaria de saber como se escreve correctamente: bobines ou bobinas?
Agradecia o esclarecimento.
Apesar de "flechadas" não constar dos dicionários, gostaria de saber se posso usar esta expressão, indicando o arremesso de várias flechas.
Li um texto em que se usou a expressão «local prístino» («Sebastião Salgado fotografa paisagens em áreas prístinas dos quatro cantos do mundo»), para indicar lugar remoto ou intocado. Em espanhol prístino tem (parece-me) esse sentido, mas os dicionários de português que consultei (Aurélio e Houaiss) só registram a acepção «antigo, prisco». Pode-se, afinal, dizer-se «fotografei animais nos locais mais prístinos»?
Sou estudante do curso de Ensino Básico – 1.º Ciclo e, numa aula de português, surgiram dúvidas quanto à transcrição fonética das seguintes palavras: "perante", "pedante", "querubim", "piada" e "piano" (estão a cheio os sons relativamente aos quais surgiu a dúvida). Uma vez que não consigo encontrar nenhum dicionário de português com transcrição fonética das palavras, agradecia que me ensinassem a transcrição correcta destas palavras no dialecto norma-padrão, com explicação.
Muito obrigado.
Há verbos compostos/derivados do verbo dar?
Muito obrigada pelo apoio que prestam a quem, como eu, tem dúvidas.
Há alguma relação entre a palavra virtualidade e virtude (ou entre virtual e virtude)?
Sou Brasileiro, tenho 60 anos e trabalho na profissão de vendedor. Gostaria de ser informado se a palavra pára-choque em Português falado e escrito no Brasil possui o mesmo sentido em Portugual. Obrigado por sua atenção. Até breve.
O que é um bilião? Recentemente fui confrontado com um «problema»: escrever por extenso, e utilizando a unidade monetária (o escudo), a quantia de um milhão e setecentos mil contos.
A minha primeira opção foi escrever um bilião e setecentos milhões de escudos. Contudo, e por que não estava certo da minha escolha, coloquei a questão a terceiros. A discussão foi enorme — um bilião não é um milhar de milhões, mas sim um milhão de milhões — e não houve consenso.
No vosso Glossário indicam que "aderência é diferente de adesão". Contudo, no Dicionário Universal da Língua Portuguesa (Texto Editora, 1995) vem que:
a) aderência pode ser figuradamente o mesmo que adesão;
b)adesão também significa aderência.
Por favor expliquem por que razão discordam dos autores daquele dicionário.
Obrigado, e muitos parabéns pelo vosso trabalho.
Glicemia ou glicémia?
Acromegália ou acromegalia?
Leucémia ou leucemia?
Triglicéridos ou triglicerídeos?
Sobre enzimas: como acentuar?
Ex: transaminase ou transamínase?
Peptidase ou peptídase?
Oxidase ou oxídase?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações