Quero saber se está correta essa regência do verbo pedir: «Eu não pedi por comida.»
Abraço.
Na frase «brindemos ao teu sucesso», «brindemos ao teu sucesso» desempenha a função de complemento indireto, ou de complemento oblíquo?
Minha dúvida é a seguinte:
«Destinos incríveis é com a Terra Turismo»,
ou
«Destinos incríveis são com a Terra Turismo»?
Qual a preposição (se for o caso) que deve reger o verbo correlatar/correlatar-se na seguinte frase:
«A causa da morte correlata [?] uma paragem cardíaca.»
Gostaria de saber se tanto está correcto escrever-se «conhecer a verdade» como «conhecer da verdade». Em que situações se deve escrever de uma forma e de outra? E ainda, podendo ambas ser utilizadas em qualquer caso, porque existem as duas?
Muito obrigado.
«Assegurei à minha irmã "de que" regressaria o mais depressa possível.»
Esta frase está correcta?
Qual a regência do verbo omitir?
Já vi a expressão «perder ao jogo» em alguns dicionários. Mas sempre ouvi dizer «perder no jogo». Qual é a forma mais adequada?
1 – «Ela ameaçou-me com uma faca.»
2 – «Ela ameaçou-me que partia o serviço de porcelana Vista Alegre.»
A segunda frase suscita-me uma dúvida. Será que «ameaçou-me» implica uma acção contra a integridade do visado? Será que se deve escrever: «Ela ameaçou que partia o serviço de porcelana Vista Alegre»?
Na frase «As crianças gostam de gelados», a que grupo pertence «de gelados».
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações