Gostava de saber como se escrevem as seguintes palavras de acordo com o novo acordo ortográfico:
não-linguística
espácio-temporal
para-linguística
sócio-cultural
público-alvo
audio-descrição
estados-membros
áudio-verbal
não-verbal
dia-a-dia
espectador-alvo
norte-americano
hoje-em-dia
longa-metragem
mais-que-perfeito
palavra-chave
Muitos autores escrevem a palavra lusoafricano em vez de luso-africano como me parece correta, à semelhança de luso-brasileiro. Já lusodescendente, com o novo acordo, está correta sem hífen.
Gostaria de ter uma opinião sobre o assunto, sobretudo em relação a luso-africano/"lusoafricano".
Gostaria de saber qual a origem da expressão «ficar com um olho à Belenenses».
Qual seria o gentílico de Osroena, ou Osroene, antigo reino e antiga província do Império Romano? Caso exista, poderíeis dizer-me se funciona como adjetivo e substantivo?
Dizei, por favor, qual a forma melhor para o topônimo, pois, como podeis ver, há duas.
Obrigado.
Como devo apresentar versos, graficamente: em texto corrido?; é com separador /? E se houver mudança de linha no fim de um verso, devo colocar a / nas duas linhas, ou só no início da linha seguinte?
Qual a diferença (escrita e fonética) da palavra molho (em molho de gravetos/espigas) e molho (molho de limão/mostarda/soja)?
Gostaria que me elucidassem sobre a classificação das palavras rio, tio e família quanto à acentuação e número de sílabas, dado que, em contexto de formação sobre o DT, foi-nos dito que família> é uma falsa esdrúxula, porque a palavra, na verdade, tem 3 sílabas, dado que _lia é uma só sílaba, sendo _ia um ditongo crescente, logo, uma só sílaba; além disso, e aqui é que reside a minha maior estranheza, disseram também que rio, frio, tio, pio, mio... são monossílabos, dado que as vogais que contêm io constituem um ditongo crescente, pelo que fazem parte da mesma sílaba, facto que, a confirmar-se, muda também a classificação destes vocábulos, que assim deixarão de ser palavras paroxítonas (com sílaba tónica na penúltima sílaba), mas oxítonas, dado que a sílaba tónica passa a ser considerada a última, embora saibamos que neste ditongo crescente (io) é na semivogal i que recai a tonicidade.
Estou deveras confusa, pelo que agradeço o vosso esclarecimento e apoio.
Qual é a divisão silábica de colégio?
Qual é o aumentativo de cobra?
Tenho lido «continente africano» com as iniciais tanto em maiúsculas quanto em minúsculas. O mesmo se refere à expressão «celebração eucarística».
Quando se poderá escrevê-las com as iniciais em maiúsculas e minúsculas?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações