DÚVIDAS

Sobre a formação de palavras
Tenho dificuldade em entender o critério de derivação prefixal, composição e recomposição. Um pseudoprefixo pode ser prefixo ou radical, dependendo da palavra que integra? Por exemplo: é lícito dizer que em retroceder tenho uma derivação prefixal (porque se manteve a noção de movimento/advérbio), mas em retrovisor ocorre recomposição (e aí ele é pseudoprefixo)? Ou que autodidata seria um processo normal de composição, mas em autoestrada há recomposição, já que ocorreu mudança de sentido em relação ao radical grego? Vocês me recomendariam alguma leitura a este respeito?
Sobre a palavra inércia
Por que razão é paradoxal a definição de inércia? inércia s. f. 1. Falta de movimento ou de atividade. 2. Preguiça, indolência. 3. Propriedade dos corpos que não podem, de per si, alterar o seu repouso ou o seu movimento. i.nér.ci:a Ajuda, feminino (Física) propriedade inata de um corpo que o faz responder a ação de forças; resistência da matéria ao movimento acelerado; propriedade intrínseca da matéria responsável por conservar, na ausência da ação de forças, um corpo em seu estado de movimento. (Química) propriedade química característica dos elementos ou compostos químicos cuja propensão a reação química é muito pequena ou nula; qualidade de elementos ou compostos químicos não-reativos; não-inclinação a reação química. Os gases nobres, por exemplo, apresentam elevada inércia. (Figurado) estado de paralisia; condição de estagnação; falta de atitude; ausência de ação e reação; inação, inatividade. (Figurado) abatimento caracterizado pela falta de vigor físico ou psicológico; apatia; desânimo, preguiça. (Figurado) falta de aptidão; incapacidade.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa