O diminutivo e o aumentativo da palavra espantalho
Gostaria de saber qual o diminutivo e o aumentativo de espantalho.
O neologismo literácito
Associada à literacia, tenho encontrado a expressão «competências literácitas». Gostaria de saber se o termo "literácito" existe e, em caso afirmativo, em que contexto se deve utilizar.
Muito obrigada.
O uso da palavra torniquete
Eu gostaria de saber se em Portugal é normalmente usada a palavra torniquete, o dispositivo para o acesso de pessoas.
Obrigada por esclarecer a minha dúvida.
Acerca de expressões com a palavra coisa
De uns tempos para cá tenho notado a incidência cada vez mais abundante de expressões como «Você é a coisa mais linda», «Deus deve ser a coisa mais importante de sua vida» etc. Creio que são modos descabidos de dizer, uma vez que nós, as pessoas, não somos coisas. Sou de opinião que a palavra coisa, nessas e quejandas expressões, deve ser substituída pelo vocábulo pessoa. Comunga o Ciberdúvidas com meu pensamento?
Muito grato!
Ortografia: rotura e rutura/ruptura
Recentemente surgiu a dúvida em relação à grafia da palavra ruptura com o novo Acordo. A Infopédia diz que será rutura, mas, sendo que já existe rotura na língua portuguesa, não será mais correcto usar rotura? Quem escreve ruptura não deveria pronunciar "RUP-TU-RA"? Se o P é eliminado, escreve-se rotura e pronuncia-se “rutura”. Ou será "rutura" aceitável?
"Versatilização"
Existe, ou pode ser utilizada, a palavra versatilização?
Sobre a palavra inveja
In + veja seria igual a não ver?
A diferença entre local, localização e localidade
Uma dúvida: qual é a diferença entre local, localização e localidade?
Trilogia e outras designações de grupos de obras com temática comum
Se uma obra com 3 volumes se chama trilogia, como se chama uma com 4, 5, 6 e por aí fora?
Obrigado pela resposta.
Novamente carácter
Antes de mais, preciso de dar os parabéns a todas as pessoas que colaboram neste sítio tão profícuo para o entendimento da nossa maravilhosa língua portuguesa. Uma das minhas pesquisas neste espaço deveu-se à palavra carácter. Descobri que usamos muito no código oral esta palavra com a articulação errada, no entanto, no Portal da Língua Portuguesa, encontro "caracter" e "carácter". Será que as duas formas estão correctas? Visto que no Ciberdúvidas descobri que "caracter" não existe em português europeu.
