Palavras terminadas em -em e -ens
Gostaria de saber qual é a explicação para que a palavra "*item*" e o seu plural "*itens*" se grafe sem acento ("ítem" e "ítens", respectivamente). Será a mesma que subjaz à ausência daquele na forma verbal "transitem", por exemplo?
Muito obrigado.
Zumbi
Qual a palavra correcta em português: "Zombie", "Zombi" ou "Zumbi"?
Visionário e vanguardista
Visionário é muitas vezes utilizado como sinónimo de vanguardista ou para qualificar alguém que tinha razão antes do tempo. Penso que esta acepção não se encontra nos dicionários. É correcto utilizar a palavra com este sentido?
Obrigado.
Mesa-tenista
O substantivo que designa o praticante de ténis de mesa deve escrever-se «mesatenista» ou «mesa-tenista»?
A tradução do termo forfait
Eu observei ultimamente com um certo espanto a utilização do termo forfait na única estância de esqui portuguesa. Acho que deve ser traduzido por assinatura; ou existe um outro termo com o mesmo significado?
Oposições: uso do plural de oposição
Pode usar-se a palavra oposições? Normalmente utiliza-se oposição, para incluir todos os partidos da oposição. Mas sendo essas forças diferentes e com diferentes tipos de oposição, não será também correcto utilizar "oposições". Por exemplo: «entre as oposições, só o partido X votou contra.»
Muito obrigada.
O feminino de marido
Qual é o feminino de marido?
O termo transumanismo
Gostaria de saber qual será o termo correcto em português para descrever a filosofia que em inglês se chama "Transhumanism".
A ideia é juntar o prefixo trans- com o substantivo humanismo.
Deverá ser "Trans-humanismo" ou "Transumanismo"?
Obrigado.
Conceito de linguista
Perguntas aparentemente simples: quem pode ser considerado linguista? Quem dedica toda a sua vida académica ao estudo das línguas (e não Línguística propriamente dita) em áreas como a Tradução, Línguas e Literaturas, entre outras, é ou não, pode ou não, deve ou não, ser considerado linguista? Qual a fronteira entre o significado literal do termo e o seu entendimento como «especialista»?
Uso de «desta vez»
O «desta vez» implica o quê, quais pressupostos e subentendidos são possíveis tirar? Por exemplo, na frase:
«Da platéia, eu o vi surgir no palco. Desta vez, não estava de fantasma, mas era a personagem que aparece no início do espetáculo.»
Se puderem me ajudar, agradeço.
