DÚVIDAS

Sobre a «despenalização da interrupção voluntária da gravidez»
 A pergunta que vai levar os portugueses às urnas no próximo dia 11 de Fevereiro não pára de me suscitar uma dúvida, de cada vez que a leio: «Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?» Se ignorarmos o complemento determinativo «da interrupção voluntária da gravidez» da frase, não se torna claro e evidente que o sujeito de todas as acções que a seguir se referem na frase dizem respeito, na verdade, à «despenalização»? Isto é, no fundo, pretende-se saber se concordamos com a «despenalização, se realizada (...) em estabelecimento de saúde legalmente autorizado», o que, obviamente, não faz qualquer sentido? Gostaria muito que me esclarecessem esta dúvida, pois parece-me lamentável que tal tenha escapado aos mais altos representantes deste país. Obrigado.
Machismo, feminismo e igualitarismo
 Do dicionário: «Machismo – ideologia segundo a qual o homem domina socialmente a mulher; subalternização da mulher.» «Feminismo – sistema que preconiza a igualdade de direitos entre a mulher e o homem.» «Igualitarismo – sistema dos que proclamam e defendem a igualdade social.» Sobre isto tenho duas questões a colocar: 1. Porque não se chama «igualitarismo de género» ao «feminismo»? 2. Como se chama a ideologia segundo a qual a mulher acha que deve dominar socialmente o homem?
Garatujador
 Estou curioso. Sou editor da Casarão do Verbo Editora aqui no Brasil e trabalho, presentemente, em uma antologia de crônicas. Nestas crônicas, o autor prefere sempre se autodenominar de «um mero garatujador de crônicas». Bem sei que "garatujador" enquanto substantivo não existe. Existe sim o verbo "garatujar" («rabiscar, escrever em forma de rabiscos», etc.). «Garatujador» é pois um neologismo. Gostei tanto da palavra que penso agora em mantê-la no título: «O garatujador de crônicas matinais». Mas gostaria antes de saber dos senhores se se trataria de um assassinato à nossa língua. Muito grato e parabéns pelo site.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa