«As segundas-feiras faço ginástica», ou «a segunda-feira faço ginástica» (referindo todas as segundas)?
Tenho diversas dúvidas sobre a nossa língua que gostaria de ver esclarecidas. Como me surgiram na prática, remeto as frases em concreto em que as dúvidas se colocaram, pedindo que assinalem qual a hipótese correta e, se possível, qual a regra aplicável:
«Trata-se do direito dos assinantes de aceder a listas», «Trata-se do direito dos assinantes acederem a listas», ou «Trata-se do direito de os assinantes acederem a listas»?
«Tenho clientes á procura de...»
Essa frase está correcta?
Na frase «Passeei hoje por Tomar a pé», o constituinte «por Tomar» é complemento oblíquo?
Tenho dúvidas quanto à gramaticalidade do par pergunta-resposta: P: O que é que eu fiz por Tomar? R: Passeei hoje a pé.
Por favor, qual a circunstância que a preposição com indica na frase: «Com três anos, menino fugiu de casa.»?
Estou estudando para um concurso e queria saber qual é a função da locução «de fotógrafos» na frase «Neymar vive cercado de fotógrafos».
Qual é a forma correta das seguintes frases?
«Informe-se no balcão.»
«Informe-se ao balcão.»
«Informe-se junto do balcão.»
Qual o correto: «Quero informá-la que a partir de...», ou «Quero informá-la de que a partir de...»?
Na frase «Qual sua expectativa em relação a disciplina em questão?», o a próximo de disciplina tem crase? Em caso afirmativo, qual a regra que justifica a crase?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações