Jamais... nem...
Peço o favor de me esclarecerem sobre a aceitabilidade das seguintes estruturas: «(...) Coisas que eles jamais viram, nem ouviram, nem sequer puderam imaginar...». Ou: «(...) Coisas que eles jamais viram ou ouviram e que nem sequer puderam imaginar...» Muito obrigado.
Porque a começar frase
A conjunção subordinativa causal porque pode iniciar uma frase, sem ligação a uma oração subordinante?
«Porque nos permite entender a história.»
Obrigado.
Ciberarte
No âmbito da redacção de uma reportagem deparei-me com a necessidade de definir "Ciber arte". Porém a expressão não consta do dicionário que habitualmente utilizo na minha profissão (sou jornalista), pelo que gostaria de saber se a mesma já é reconhecida na língua portuguesa. Grata pela atenção.
Lusitânia
Queria saber se Lusitânia significa o mesmo que Portugal.
A grafia de diíbrido
Na genética, aos indivíduos híbridos, simultaneamente para dois caracteres, dá-se o nome de “dihíbrido”. Contudo, deverá grafar-se com ou sem “-h”? Agradeço antecipadamente o esclarecimento.
«Quantas pastilhas calharam a cada um deles»?
Qual a frase correcta: «Quantas pastilhas calhou a cada um deles» ou «Quantas pastilhas calharam a cada um deles»?
Como causal com indicativo ou conjuntivo
Tenho uma dúvida para a qual não encontro explicação satisfatória.
Ao escrever utilizando subordinadas causais, em especial utilizando "como" como sinônimo de "porque", por vezes tenho dúvidas quanto ao uso do indicativo ou do subjuntivo para melhor exprimi-las.
Exemplo: "Como ele era um rapaz ousado, foi até lá." ou "Como ele fosse um rapaz ousado, foi até lá."
Por vezes prefiro intuitivamente a segunda opção. Gostaria de saber se ambas estão corretas e qual a diferença neste caso.
Obrigada desde já.
Insofrida, rebelde, etc.
Como se chama uma pessoa que não gosta de sofrer?
País e nação
Aguardo que me expliquem se há países com varias nações, ou se país significa a mesma coisa que nação?
Para alguns bons dicionários significa a mesma coisa!
Os naturais da Amadora (Portugal)
Tenho 9 anos e gostaria de saber como se chamam os naturais da cidade da Amadora.Obrigado.
