DÚVIDAS

Topónimos geográficos
Em topónimos geográficos como Serra da Estrela, Rio Mondego, Baía de Sesimbra, Ribeira de Odivelas ou Monte das Oliveiras, Rebelo Gonçalves estatuiu que, se se trata de acidentes naturais, se deveria usar minúscula - serra, rio, baía, ribeira, monte, etc. Esta regra - que me parece sem cabimento hoje, quando o homem já interage a tão elevada escala com a natureza - ainda estará "em vigor", ou seja, ainda fará sentido?
A colocação do quantificador mais com nomes e pronomes
Tanto faz dizer em português? Refiro-me à colocação do advérbio de quantidade mais em relação ao pronome indefinido algo, alguma coisa, um, "ninguém", etc. Exemplo 1: «Quero mais uma taça de vinho.»/«Quero uma taça mais de vinho.» Exemplo 2. «Quer algo mais?»/«Quer alguma coisa mais?»/«Quer mais algo?» / «Quer mais alguma coisa?» Exemplo 3. «Quero mais um beijo de você.»/«Quero um mais...» Exemplo 4. «Não quero ver mais ninguém.»/«Não quero ver ninguém mais.» Obrigado pela ajuda!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa