Considerou-me
A frase: «...fui avaliada pelo diretor, o qual, em seu julgamento, considerou-me uma profissional dinâmica...», está correta? Qual seria o mais certo, neste caso: «me considerou uma profissional» ou «considerou-me uma profissional»?
São-joanenses do Caiuá
Estou escrevendo a história de São João do Caiuá, uma cidade do interior do Paraná. Gostaria de saber como são formados os gentílicos já que os moradores desta cidade chamam-se São-Joanenses e outras cidades também com as iniciais de "São João" têm a mesma designação?
Poderia designá-los São-Joanenses do Caiuá, ou Caanguenses (referindo-me aos Cainguás, índios de onde surgiu o nome?) ou ainda Caiuenses?
Onde posso encontrar uma referência bibliográfica?
Ciente de ser atendido, agradeço antecipadamente.
Palavras compostas com nomes próprios
Uma pergunta/dúvida gentilmente respondida anteriormente pelo Exm.º Prof. D' Silvas Filho tem dado azo a comentários discordantes da opinião do distinto professor. Como o assunto é do maior interesse aqui fica a ligação: http://dias-com-arvores.blogspot.com/2004/10/os-nomes-das-rvores-1.html
A pronúncia da conjunção como
No Dicionário Infopédia, a transcrição fonética de como – seja como advérbio seja como forma do verbo comer – é ['kumu].
De acordo com a norma-padrão, está correta? Qual é a fundamentação teórica, uma vez que não se deve fechar a vogal da sílaba tónica da palavra?
A expressão «coisa bondosa»
Está correto o uso do adjetivo bondosa com o sentido de bom, na frase seguinte?
«Ele costuma fazer o que ela pede. E ela pede só coisa bondosa.»
"Locations" = localização, posição
Qual é o equivalente em português de "locations"?
Ín-dio
Gostaria de saber se para a palavra Índio há duas maneiras de separação: 1) in-dio 2) in-di-o
Valor adverbial do adjectivo (solene)
A minha dúvida está na análise sintática de uma palavra no seguinte contexto: «Os homens aguardam que o garoto leve solene o copo de água até à boca», qual a função sintática de “solene”, adjunto adverbial ou predicativo do sujeito?
Desde já, grato.
«É a tua irmã» vs. «é tua irmã»
Ultimamente tenho recebido muitas perguntas dos meus amigos que imigraram recentemente para Portugal e estão a tentar aprender a língua. De facto são muitas as dúvidas e poucas as fontes de informação.
Uma das questões mais confusas é o uso do artigo definido antes dos pronomes possessivos.
Por exemplo:
– Pedro, a Filipa é (tua/ a tua) irmã?
– Qual é (sua/ a sua) profissão?
Acho que as duas formas são aceitáveis, no entanto, sendo estas perguntas retiradas de um teste de português, acredito que haja “a resposta”.
Agradecia que me esclarecessem essa questão.
Oração reduzida de infinitivo
Estou em dúvida quanto à correta classificação da oração infinitiva abaixo introduzida pela preposição de, seria ela adverbial temporal reduzida de infinitivo , completiva nominal reduzida de infinito, ou adjetiva restritiva reduzida de infinitivo? Chegará o momento de elegerem um novo presidente?
Desde já agradeço bastante, se puderem me ajudar.
