Fim de ano (sem hífen), e não "fim-de-ano"
Tenho visto cada vez mais o uso dos termos «fim de ano» como uma só palavra: «fim-de-ano». A minha dúvida prende-se com isto mesmo: é correcto escrever «fim-de-ano»?
O diminutivo e o aumentativo da palavra Natal
Gostaria de saber se a palavra Natal tem aumentativo e/ou diminutivo... foi uma dúvida que me foi colocada por um aluno meu, e ainda não consegui perceber totalmente se haverá ou não um aumentativo e um diminutivo...
As vírgulas e os epítetos ou apostos
Gostaria de saber se existe diferença entre aposto e epíteto.
Em um livro repleto de epítetos como «Simão, o Leproso», «Lázaro, o ressuscitado», que exercem a função de sujeito, estou enfrentando a seguinte dificuldade: devo colocar uma vírgula após os epítetos? Sinto que de qualquer forma transgrido alguma regra: se coloco a vírgula, separo sujeito de predicado; se não coloco vírgula, deixo um aposto mal pontuado e sem paralelismo.
Obrigada!
Acerca de "ênclise dupla"
Estava digitando um trabalho de geografia que meu professor pediu há umas semanas e, ao escrever, me deparei com a necessidade de colocar dois pronomes ligados a um verbo na frase «... e, em seguida, classifica-se-os em uma das eras geológicas...». Já que nunca tinha visto nenhum caso desses, gostaria de saber se eu cometi um erro e, caso não o tenha cometido, como se chama essa "ênclise dupla".
Obrigado.
Dermocosmética ou dermatocosmética
Gostaria de saber qual a forma correta: "dermocosmética", ou "dermatocosmética"?
Esta última aparece-me no dicionário da Priberam.
Obrigado pela atenção.
Sobre a palavra esquizofrénico
Quero saber mais detalhes da palavra esquizofrénico e profundidade do agravo desta doença.
Obrigada.
Sobre o aportuguesamento de release
Gostaria de saber se está correto dizer "relise" ao invés de "release" para o texto jornalístico enviado por assessorias de imprensa.
Grata.
Os substantivos colectivos e o substantivo ano
Gostaria de saber se ano pode ser considerado nome colectivo. Obrigada pela ajuda!
Conceitual e conceptual
Gostaria que me esclarecesse esta dúvida: a palavra certa é conceitual, ou conceptual? Existem as duas? Será que muda o sentido?
Mas vem de conceito, não é, e não de "concepto"?
Tenho a impressão de que os brasileiros só usam a palavra conceitual, mas queria saber qual é a regra na língua portuguesa agora com o acordo ortográfico.
Agradeço-lhe desde já.
A origem dos apelidos Estrada e Rei
Gostaria imenso de saber a origem dos meus apelidos Estrada e Rei.
Será que me podem ajudar? Agradecia imenso que satisfizessem esta minha curiosidade!
