DÚVIDAS

A expressão «senso comum»

O assunto que me traz hoje aqui é alusivo à perceção lógica de algo.

Se pretendo dizer que um assunto carece de sentido comum, devo empregar «senso comum» ou «sentido comum»?

Por outra parte, um raciocínio lógico é algo que faz sentido. Visto assim, dizer sentido ou «senso comum», não seria redundante?

Aproveito para agradecer encarecidamente o afinco de todos os membros desta maravilhosa página web!

Muito obrigado a todos!

Resposta

Afirmar sobre algo que ele carece de senso comum é apontar que essa situação não se enquadra num determinado entendimento que é comum a um conjunto alargado de pessoas.

A expressão «senso comum» está cristalizada, tendo uma longa tradição de uso associada a conceitos de natureza filosófica. Neste âmbito, descreve «no aristotelismo, na escolástica e no cartesianismo, a faculdade cognitiva cuja função é reunir as múltiplas impressões dos nossos sentidos, com o objetivo de unificar a imagem de um objeto percebido»1; «na filosofia romana, e posteriormente no pensamento moderno, conjunto de opiniões, ideias e conceções que, prevalecendo num determinado contexto social, se impõem como naturais e necessárias, não evocando geralmente reflexões ou questionamentos». Num uso mais comum, a expressão pode descrever «entendimento, compreensão comum»1. De uma forma geral, a expressão «senso comum» alude a um conjunto de perceções, julgamentos ou outros que são generalizados.

Já a expressão «sentido comum» não tem a mesma tradição de usos, mas poderá ser usada como equivalente ao sentido genérico de «senso comum».

Em nome da equipa do Ciberdúvidas, agradeço as gentis palavras.

Disponha sempre!

 

1. Para a identificação destes valores, consultou-se o Dicionário Houaiss em linha.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa