DÚVIDAS

A expressão «ter adesão à realidade»

Nos vossos comentários a questões de interessados na língua portuguesa, distinguem o uso de adesão e de aderência em função do contexto em que é usada cada uma dessas palavras. Há no entanto uma situação que me tem trazido dúvidas.

Deve dizer-se ou escrever-se «a ideia de que o capital internacional escolhe o seu destino de investimento tendo em conta a taxa de IRC não tem aderência à realidade», como escreveu João Taborda da Gama no Expresso de 23/09/2022, ou «... não tem adesão à realidade»?

Como a expressão em causa tem o significado de «... não coincide com a realidade», parece-me que o uso do termo aderência está correto, embora não me “soe” bem.

Será assim?

Resposta

Na frase em questão, a opção pelo nome adesão parece ser mais ajustada à significação de base das palavras em questão.

Com efeito, aderência e adesão são parcialmente sinónimos porque ambos descrevem o “ato de aderir”. No entanto, o termo aderência tem sido utilizado para descrever a união entre duas superfícies / substâncias, num contexto de materialidade, ou para referir a própria qualidade “daquilo que é aderente”. Já adesão tem sido a palavra preferida para descrever uma ligação de natureza imaterial (a causas, ideais), referindo a união, o apoio, a aceitação de princípios.

Considerando estes sentidos e partindo do princípio de que na frase citada se pretende afirmar que a ideia em questão não é concordante com a realidade ou não se ajusta a ela, teria sido preferível recorrer ao termo adesão1.

Disponha sempre!

 

1. Para mais detalhes sobre as duas palavras, ver os textos relacionados.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa