DÚVIDAS

A forma da frase e o Dicionário Terminológico

No Dicionário Terminológico [destinado a apoiar o ensino da gramático no ensino português] não há qualquer referência à forma da frase. Significa que não devemos, agora, transmitir essas noções aos alunos [em Portugal]?

Resposta

Efectivamente, como terminologia, as formas de frase não fazem parte do Dicionário Terminológico (DT). Parte das realidades gramaticais por elas designadas encontra-se dispersa noutras rubricas. Assim:

— as formas ac}tiva e passiva são agora dois tipos de frase, a frase activa e a frase passiva (cf. B.4. Sintaxe, B. 4.3. Tipos de Frase);

— as formas afirmativa e negativa correspondem agora ao termo e conceito de polaridade: «Valor afirmativo ou negativo de um enunciado [...]» (B 6. Semântica, B 6.1. Conteúdo Proposicional).

Apesar de na pergunta não se perceber se a consulente fala do ensino básico e secundário em geral ou de algum nível ou ano de escolaridade em particular, verifica-se que o programa do 3.º ciclo do ensino secundário, ainda em vigor, inclui as formas de frase entre os conteúdos relativos ao conhecimento do funcionamento da língua (idem, p. 25). No entanto, com a aplicação em 2011/2012 dos novos Programas de Português do Ensino Básico, apenas se contemplarão os tipos de frase tal como se encontram designados e definidos pelo DT.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa