DÚVIDAS

A função sintáctica de constituintes introduzidos por «além de...»

Qual é a função sintáctica dos constituintes iniciados por além nas frases «Além dos benefícios para a saúde, o desporto é um excelente entretenimento» e «Além de ser benéfico para a saúde, o desporto é um excelente entretenimento»?

Obrigado pelo vosso excelente contributo para o ensino e a aprendizagem da língua portuguesa.

Resposta

Começo por fazer algumas correcções à primeira frase, de modo a melhorar a articulação entre orações. Sugiro duas formulações: «além dos benefícios que tem para a saúde, o desporto é um excelente entretenimento» e «além de ter benefícios para a saúde, o desporto é um excelente entretenimento».

De acordo com o Dicionário Terminológico (DT), válido em Portugal, trata-se de uma estrutura de articulação entre constituintes, equivalente a uma estrutura de coordenação:

(1) «Além de ter benefícios para a saúde, o desporto é um excelente entretenimento.»1 = «O desporto é um excelente entretenimento e tem benefícios para a saúde.»

(2) «Além de ser benéfico para a saúde, o desporto é um excelente entretenimento.» = «O desporto é um excelente entretenimento e é benéfico para a saúde.»

1 É curioso observar que «além dos benefícios que tem para a saúde, o desporto é um excelente entretenimento» parece aceitável do ponto de vista da sua coesão. Considero que tal se deve ao facto de a oração relativa «que tem para a saúde» ter um sujeito que é co-referente da oração principal «o desporto é um excelente entretenimento»; paralelamente, a oração localiza «os benefícios» em relação a esse sujeito («X tem benefícios»), assegurando que toda a frase remeta para o mesmo tópico («sobre o desporto, diz-se X»).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa