DÚVIDAS

A origem da exclamação fogo! (Portugal)

Bem sei que não é muito fácil, mas gostaria de saber se me poderão ajudar a localizar no tempo (aproximadamente, claro) a origem da interjeição «Fogo!». Parece-me coisa relativamente recente, que não teria existência antes dos anos 80. Estarei errado? Obrigado.

Resposta

Só encontro a expressão fogo!, para exprimir indignação ou irritação, nos dicionários portugueses mais recentes, a saber: o Grande Dicionário da Língua Portuguesa, que a Porto Editora publicou em 2004, e o Dicionário Verbo da Língua Portuguesa (2006). Nestes dicionários, fogo! tem dois sentidos: um é a já conhecida voz de comando para disparar; o outro, classificado como coloquialismo português, é definido como «exclamação que exprime admiração, indignação, espanto, surpresa». Não consegui encontrar mais informação sobre este uso de fogo!, mas creio que ele se tenha desenvolvido através da substituição de palavra-tabu (começada por f).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa