Tanto o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Coimbra, Coimbra Editora, 1966), de Rebelo Gonçalves, como o Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa (Lisboa, Livros Horizonte, 2003), de José Pedro Machado, registam os nomes Tibúrcio (forma masculina) e Tibúrcia (forma feminina), o que nos leva a depreender que se trata de primeiros nomes próprios. No entanto, esta última obra indica, ainda, que Tibúrcio surge como apelido na Lista de Telefones de Lisboa de 1973/1974.
Por sua vez, Tibúrcio tem origem no latim, no nome masculino Tiburtīus, derivado de Tiburtīnus, natural de Tibur, hoje Tivoli, perto de Roma (Dicionário de Nomes de Pessoas, de Sebastião Laércio de Azevedo, 1993; Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, ob. cit.). O primeiro registo em português data de 1265, «Tiburcio Martjjz», no Livro dos Bens de D. João de Portel, p. 23.
Nota: Não encontrámos nenhuma informação sobre este nome em Antroponímia Portuguesa (Lisboa, Imprensa Nacional, 1928), do professor José Leite de Vasconcelos.