DÚVIDAS

A palavra valências, outra vez

É correcto utilizar a palavra valências com o significado de capacidades em língua portuguesa? Sei que em português do Brasil isso acontece.

Resposta

Nos dicionários consultados, tanto do português do Brasil (Aurélio XXI e Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa) como do português europeu (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea), são apontados apenas os seguintes sentidos:

a) Sentido associado à química:
Teoria da ligação química ou número de ligações estáveis que um átomo ou um grupo de átomos pode efectuar com outros átomos, ou outros grupos.

b) Sentido associado à biologia:

Valor atribuído a cada gene relativamente ao fenótipo correspondente ou comportamento do conjunto crossomático num núcleo celular.

c) Sentido associado à linguística:

Número de argumentos de um verbo ou critério de ordenação lexical que consiste em medir a capacidade das palavras em serem utilizadas em vez de outras.

d) Sentido associado à psicologia:

Poder de atracção ou repulsa de um objecto ou de uma actividade.

e) Pode ainda significar o mesmo que validade.

f) Pode ser utilizado como regionalismo, com uso informal, no Brasil, indicando ajuda que se presta a alguém, préstimo, valor, serventia ou valia.

No Dicionário Verbo podemos ainda encontrar a palavra valências com o sentido de conjunto de condições, capacidades e recursos que garantem a prestação de um determinado serviço: «Uma loja do cidadão tem várias valências.» «Este indivíduo tem excelentes valências físicas» (indica que o indivíduo tem excelentes capacidades físicas para desempenhar determinadas tarefas).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa