DÚVIDAS

A regência de enfrentamento

Embora imagine que o correto seja dizer «enfrentamento ao» (crack, por exemplo), pois quem enfrenta o faz em relação a algo ou alguém, fui corrigida num texto, em que o certo foi apontado como «enfrentamento do». Por gentileza, qual é a forma correta e qual a regra para este caso?

Muito obrigada.

Resposta

Deve dizer-se «enfrentamento de alguma coisa» ou «enfrentamento de alguém com outra pessoa». Não se aceita a preposição a para a construção da regência deste substantivo.

De acordo com o Dicionário UNESP do Português Contemporâneo (2004), o substantivo enfrentamento constrói regência com a preposição de («O enfrentamento de alguns desafios exige cautela»), com de e com («Uma sucessão de enfrentamentos do presidente com o ministro») ou com entre («enfrentamentos entre o presidente e o ministro»; também possível «enfrentamentos do presidente e do ministro»). Francisco S. Borba (Dicionário de Usos do Português do Brasil, São Paulo, Editora Ática, 2002) especifica que enfrentamento se usa com com antes de nome humano («Ruivo resolveu provocar um enfrentamento com a polícia») e de a preceder nome abstrato («A aceleração da inflação [...] desloca o enfrentamento do problema inflacionário para outros elementos»).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa