DÚVIDAS

Demonstrativos e adjuntos adverbiais de tempo

Se, por exemplo, estou numa manhã ou tarde de um dia qualquer e quero me referir à noite que está por vir (ou seja, à noite do mesmo dia), qual pronome devo usar?

Quero aplicar o devido pronome à sentença: «O evento acontecerá [pronome] noite.»

Vejo com frequência pessoas usando essa e esta, inclusive no trecho de uma telenovela que tem em sua cronologia e contexto um intelectual do início do século passado – XX.

Entretanto, acredito que, ao menos, a construção da frase mereça a proposição em e, sendo assim, a dúvida se restrinja aos pronomes nessa ou nesta.

Aprecio o espaço. Obrigado.

Resposta

Em adjuntos adverbiais de tempo*, como «esta noite», «esse sábado», «esta manhã», os gramáticos normativos que tocam nessa questão, como Evanildo Bechara ou Napoleão M. de Almeida, dizem ser facultativo o uso da preposição em. Logo, gramaticalmente, faz parte da norma-padrão «Esta noite iremos ao restaurante» ou «Nesta noite iremos ao restaurante».

Quanto ao emprego do pronome demonstrativo (este ou esse) trazido pelo consulente, a recomendação normativa é que se use este para indicar o tempo futuro dentro do mesmo dia presente: «O evento acontecerá nesta noite» (ou seja, «na noite de hoje», «nesta noite de hoje»).

Sempre às ordens!

 

* Por ser brasileiro o consulente, foi usada na resposta a nomenclatura gramatical do Brasil.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa