Analisar sintacticamente
Como analisar sintacticamente a seguinte frase? «Ontem, na escola o Fabio escreveu a lição ao professor.»
Como analisar sintacticamente a seguinte frase? «Ontem, na escola o Fabio escreveu a lição ao professor.»
A nova terminologia linguística (TLEBS), recentemente adoptada em Portugal, exige um pequeno esforço de rearrumação de categorias. Assim, a frase proposta analisa-se deste modo: Sujeito: «o Fábio»Predicado: «escreveu a lição ao professor ontem na escola» Grupo verbal: «escreveu a lição ao professor» Complemento directo: «a lição» Complemento indirecto: «ao professor» Modificador adverbial (de grupo verbal): «ontem» Modificador preposicional (de grupo verbal): «na escola» Repare que na TLEBS o conceito de predicado tem uma definição mais alargada do que na anterior nomenclatura gramatical portuguesa, de 1967. O predicado inclui agora o grupo verbal (compreendendo um núcleo – o verbo – e os seus complementos) e os seus modificadores.