DÚVIDAS

Anti-hipertensor, anti-hipertensivo ou hipotensor?

Sempre considerei que o medicamento utilizado para controlar a hipertensão se designa antihipertensivo. Contudo, hoje li uma literatura sobre um destes medicamentos e encontrei antihipertensivo. Consultei um dicionário e constatei que as palavras antihipertensivo e antihipertensor não constam do dicionário. Tenho a certeza que a palavra antihipertensor é muito comum em linguagem médica. Que conclusões poderei tirar?

Resposta

Na realidade, as palavras anti-hipertensor e anti-hipertensivo também não constam nos dicionários que possuo. Já as palavras hipotensivo e hipotensor estão referidas nesses mesmos dicionários, com os seguintes significados:

- hipotensivo: que diminui a tensão no sangue; hipotensor: medicamento utilizado para reduzir a tensão ou pressão arterial.

Não há dúvida que a designação de anti-hipertensor ou de anti-hipertensivo, constitui uma prática corrente em medicina e significa exactamente a mesma coisa que hipotensor ou hipotensivo.

Será que a palavra tem mais "força" quando se diz que um medicamento é um anti-hipertensor em vez de, simplesmente, hipotensor?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa