DÚVIDAS

Arte-terapia, arte-terapeuta

Gostaria de uma palavra de quem é autoridade no assunto: vem se formando no Brasil uma controvérsia polêmica a respeito da grafia de arte-terapia/arte-terapeuta...
Parece que pode-se escrever com ou sem hífen, mas eu pessoalmente prefiro com hífen, pela desagradável sonoridade e sequência das 2 duas sílabas te + te, que se juntam quando unimos os 2 radicais sem hífen. baseio-me na regra também do Guia Ortográfico , que determina o uso de hífen para palavras cujo primeiro radical represente uma redução adjetiva, no caso , arte tem a qualidade adjetiva em relação à terapia/terapeuta.
Para tentar estabelecer um padrão uniforme do uso destes vocábulos, precisamos, nós arte-terapeutas, ouvir autoridades na língua... e aguardamos ansiosa e atenciosamente!!!

Resposta

O completo Vocabulário da Academia Brasileira de Letras, de 1998, regista: arte-final, arte-maior, arte-menor, isto é, compostos ligados por hífen entre elementos.
Assim, como os compostos que apresenta são neologismos, penso que podem perfeitamente ser também ainda escritos com hífen (não grafados a formar um só elemento). Logo, parece-me razoável adoptar: arte-terapia, arte-terapeuta.
Quanto ao argumento que apresenta (te + te), não vejo que isso seja justificação muito forte para o hífen, pois numa fala rápida há igualmente aneufonia com o hífen.
O que pode acontecer, eventualmente no futuro, será o fenómeno conhecido na evolução da língua por haplologia (redução a uma só de duas sílabas iguais ou semelhantes) e depois talvez a lexicalização venha a ser, por exemplo, arte-terapia > `arteterapia´ > `arterapia´.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa