DÚVIDAS

As acepções da palavra filtro

[A]gradeço [...] penhoradamente [ao consultor Carlos Marinheiro] pela sua gentil, atenciosa quão erudita resposta à minha consulta sobre a expressão «filtro amoroso».

Resta-me, todavia, uma última dúvida sobre este tema. Não entendo como a palavra filtro passou a ter também a acepção de «sortilégio, feitiço, beberagem para ganhar o amor de alguém», já que filtro é um utensílio usado para purificar ou coar alguma coisa, eliminando ou diminuindo as impurezas desta coisa, algo muito diferente, portanto, de um sortilégio. Esta a razão pela qual lhe peço este esclarecimento final.

Muito obrigado.

Resposta

A palavra filtro, quando é oriunda do «lat[im] med[ie]v[al] filtrum, "peça de feltro usada para filtrar", pelo fr[ancês] filtre (1560), "aparelho através do qual se faz passar um líquido para livrá-lo de partículas sólidas"», significa, realmente, «aparelho ou material us[ado] na separação entre fluidos e substâncias sólidas» ou «aparelho destinado a separar um fluido (líquido ou gás) das matérias que nele se encontram em suspensão ou misturadas»; e não tem «a acepção de sortilégio, feitiço, beberragem para ganhar o amor de alguém».

Entretanto, o vocábulo filtro também pode vir do «lat[im] philtrum,i, "beberagem para despertar o amor", do gr[ego] phíltron,ou, "meio de se fazer amar, beberagem, poção, encantamento, feitiço", der[ivação] do v[erbo] gr[ego] philéō, "amar"»; e, neste caso, a acepção da palavra é (como já o era na origem) «beberagem com que se pretende despertar o amor» ou «meio de sedução, encanto, feitiço».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss.]

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa