DÚVIDAS

As locuções prepositivas e os complementos nominais

Numa frase como «São coisas a respeito das quais não se pode dizer nada», considero que o pronome relativo desempenha a função de complemento nominal. No entanto, minha dúvida se relaciona a locuções prepositivas que contêm palavras como respeito («a respeito de»), relação («em relação a»), etc. Quero saber se, de fato, essas locuções por si mesmas introduzem termos que, ao desempenhar funções adverbiais, também introduziriam um complemento nominal após a última preposição da locução. Transcrevendo frase acima para «Eu não tenho nada a dizer a respeito dessas coisas», posso considerar, aqui, «dessas coisas» como complemento nominal?

Resposta

Não. Apesar de respeito ser um substantivo, o facto de fazer parte de uma locução prepositiva, «a respeito de», equivalente a sobre, impede a classificação do seu complemento como nominal: «São coisas a respeito das quais não se pode dizer nada.» = «São coisas sobre as quais não se pode dizer nada.» O pronome relativo «as quais» integra assim um constituinte, «a respeito das quais», que tem a função de adjunto adverbial de «não se pode dizer nada».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa