DÚVIDAS

Bem-dizer ou bendizer?

Ora boas tardes e muitos parabéns por esta página de grande utilidade!!!

Sou estudante do Ensino Secundário (passei para o 12.º ano e estou no Glorioso 4.º agrupamento!: D) e tenho esta dúvida há já bastante tempo. Como no célebre (pelos piores motivos) erro dos cartazes da Câmara Municipal de Lisboa, devo dizer "bem-dito" em vez de "bendito"? O contexto seria "bendito/bem-dito sejas, meu filho!!!", ou algo do mesmo género.

Talvez possa ser uma pergunta "ridícula", mas eu cá prefiro não ficar na ignorância.

Obrigada!

Resposta

O Dicionário Eletrônico Houaiss (brasileiro) regista, por exemplo, bem-dizer e bem-dizente, mas considera bem-dizer «forma não preferível de bendizer». Já o Dicionário da Porto Editora (português) regista os dois vocábulos sem admitir preferências. Apenas naquilo que querem dizer se nota alguma distinção. Bem-dizer significa «dizer bem de» e bendizer é «1 abençoar; 2 louvar; glorificar».

Salvo melhor opinião, parece-me que, na frase apresentada, é «bendito sejas, meu filho!», pois, na realidade, trata-se de abençoar o filho.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa