Categoria funcional e categoria lexical
Gostaria de saber se classes abertas correspondem às classes lexicais (e, consequentemente, se as classes fechadas correspondem às classes funcionais).
Gostaria de saber se classes abertas correspondem às classes lexicais (e, consequentemente, se as classes fechadas correspondem às classes funcionais).
Muitas vezes, o tipo de designação que se dá aos conceitos depende da posição, ou enquadramento, teórica que se adota, pelo que fazer afirmações genéricas como a que submete ao nosso apreço poderá não ser a forma mais adequada de obter uma resposta rigorosa.
Sobre o tema, e ilustrando um pouco o que acabo de dizer, cito o Dicionário de Termos Linguísticos, que fala, não em classes, mas em categorias:
Categoria funcional
Classificação: Sintaxe
Definição: Embora nem sempre seja nítida a divisão das categorias sintáticas em categorias funcionais e categorias temáticas (ou lexicais), apontam-se cinco propriedades que caracterizam as primeiras:
1) constituem classes lexicais fechadas;
2) são geralmente dependentes fonológica e morfologicamente, são frequentemente clíticos ou afixos e por vezes mesmo foneticamente nulas;
3) permitem apenas um complemento, que não é, em geral, um argumento;
4) são normalmente inseparáveis dos seus complementos;
5) carecem de conteúdo descritivo. Marcam traços gramaticais ou relacionais, em vez de escolherem uma classe de objetos.
Fonte: ABNEY (1987).
Categoria lexical
Classificação: Sintaxe
Definição: Segundo a teoria X-barra, as principais categorias lexicais (ou temáticas) – nome, verbo, adjetivo e preposição – são definidas pela associação de dois traços categoriais básicos. Assim, o nome é [+N, -V], o verbo [-N, +V], o adjetivo [+N, +V] e a preposição [-N, -V].
Fonte: CHOMSKY (1981).
Note que uma das características das categorias funcionais é constituírem «classes lexicais fechadas». Além disso, e segundo uma dada teoria (X-barra), as preposições, classe fechada de palavras, estão incluídas nas categorias lexicais.
Para um esclarecimento apropriado ao enquadramento teórico que pretende explorar, o melhor caminho é dirigir-se aos seus professores ou recorrer à bibliografia que, certamente, lhe forneceram.