DÚVIDAS

Ceive e ceivo

Venho colocar-vos uma questão que nasceu talvez em 1988 quando visitava a Galiza. À semelhança de outros países englobados no Estado Espanhol, a Galiza apresenta um apreciável movimento nacionalista. Este movimento produz murais muito interessantes e diversificados em boa parte da Galiza e nalguns casos, até em Portugal. A minha questão nasce precisamente com esses murais: é frequente ver-se escrito nesses murais a palavra "ceive", por exemplo Galiza ceive, significando "Galiza livre", independente. Penso que a palavra é de origem celta.

O que eu gostava de saber é se esta palavra também faz parte do nosso léxico, ou se é apenas uma recuperação, ou talvez uma introdução estética dos nacionalistas galegos.

Resposta

Ceivar significa soltar os bois do jugo; destapar; deixar correr a água. Deve ter origem no adjectivo "ceive".

Ceive – acto de ceivar; livre. Deve ter origem em "caelibe".

Ceivo – solteiro (do latim 'caelebu-' ou 'caelibu-').

Vide “Estudo” do Professor Leite de Vasconcelos referido por José Pedro Machado in Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa e Dicionário da Língua Portuguesa, editado pela Sociedade da Língua Portuguesa.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa