DÚVIDAS

«Chamar para»

Na frase «O técnico brasileiro chamou o novo talento para a seleção», qual a função sintática do termo «para a seleção»?

Obrigado!

Resposta

Segundo Celso Pedro Luft, em seu dicionário de regência verbal, quando chamar tem o sentido de «convocar», é classificado como transitivo direto e indireto*, isto é, exige dois complementos verbais: um direto (não introduzido por preposição) e um indireto (introduzido por preposição).

Assim, classificam-se os termos «o novo talento» e «para a seleção», respectivamente, como objeto direto e objeto indireto.

Sempre às ordens!
 
* Visto que o consulente é brasileiro, por razões didáticas não se ampliou a resposta explicitando possíveis distinções entre «objeto indireto» (visão majoritária), «complemento relativo» (Bechara e Rocha Lima), «complemento circunstancial» (Rocha Lima) e «complemento oblíquo» (nomenclatura usada em Portugal). No ensino de gramática em âmbito escolar brasileiro — isto é, nos materiais didáticos usados em sala de aula, nas gramáticas escolares e portanto nas lições dos professores brasileiros –, segue-se a Nomenclatura Gramatical Brasileira, segundo a qual, qualquer termo preposicionado exigido por um verbo, desde que não tenha valor semântico típico de um advérbio (geralmente, de lugar), é classificado como «objeto indireto».
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa