DÚVIDAS

Concertinista (II)

Embora a palalavra "concertionista" não exista no vocabulário português, na minha muito modesta opinião, penso que a mesma deve ser usada quando se referir a um tocador de concertina.

Ao logo do tempo têm sido introduzidas outras palavras que não existiam mas que correspondem a uma designação correta. Ora, se um tocador de acordeão é designado acordeonista, um tocar de concertina também deve ser um "concertionista" ou "concertinista".

Obrigado.

Resposta

Apesar de não estar dicionarizada, a palavra concertinista está bem formada, é correta e, portanto, existe, como até várias ocorrências em páginas da Internet confirmam.

Já "concertionista", que segue o modelo de acordeonista (de acordeão), é forma não aceitável, visto que, na derivação da palavra, o radical a considerar é concertin-, de concertina, e não "concertion-", que pressupõe uma palavra inexistente ("concertião" ou "concertiona"?).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa