DÚVIDAS

Concordância da locução verbal «poder ser»

Hipoteticamente, uma pessoa oferece uma quantia indeterminada para outra. Esta, querendo duzentos reais, deve dizer «Poderiam ser duzentos reais?

Ou «poderia ser duzentos reais»?

Obrigado.

Resposta

Dentro do contexto frasal, há um sujeito implícito que retoma a ideia presente na interação comunicativa: «(Essa quantia ou Isso) poderia(m) ser duzentos reais.»

Em casos assim, formados por um sujeito nominal ou pronominal no singular e um predicativo nominal no plural, a regra especial de concordância do verbo ser prevê dupla possibilidade: a flexão do verbo com o predicativo do sujeito no plural (mais comum) ou a concordância com o sujeito, no singular (menos comum).

Portanto, ainda que a primeira frase a seguir seja a mais frequente, ambas estão gramaticalmente corretas: «Poderiam ser duzentos reais» ou «Poderia ser duzentos reais», pois equivalem a «Essa quantia/Isso poderiam ser duzentos reais» e «Essa quantia/Isso poderia ser duzentos reais», respectivamente.

Detalhe: na flexão, é sempre o verbo auxiliar (poder) da locução verbal formada que varia, e não o principal (ser).

Sempre às ordens!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa