DÚVIDAS

A diferença entre determinista e determinístico

Em computação existem os deterministic finite automata, que costumam ser traduzidos como «autómatos finitos deterministas» ou como «autómatos finitos determinísticos». Pesquisando as expressões no Google, a primeira expressão aparece em 612 resultados e a segunda em 2770, mas se restringir a sites .pt, então tenho a primeira com 141 resultados e a segunda com 102.

Nas minhas aulas comecei por adoptar a primeira forma (determinista) ao invés da segunda, que foi a que aprendi enquanto aluno, por ser aquela a forma que o livro que existia em português adotava. De forma resumida, um autómato é determinista/determinístico se, para um determinado par (estado, símbolo), transita, no máximo, para um único estado. Será não determinista ou não determinístico se puder transitar para mais do que um estado.

Assim, perante todos estes dados, a pergunta será qual a forma mais correta?

Obrigado.

P.S. Vi esta explicação – "Determinista e determinístico" –, mas continuei com dúvidas, dado que aqui o contexto é diferente.

Resposta

Ambos os adjetivos poderão ser usados no contexto pretendido.

Com efeito, de acordo com o Dicionário Houaiss, tanto determinista como determinístico, quando adjetivos, são usados com o sentido de «relativo ao determinismo». Por esta razão, não poderemos considerar que exista uma forma mais correta do que outra. Poderemos apenas acrescentar que determinístico é usado apenas como adjetivo. Já determinista pode também ser usado como nome com o sentido de «que ou quem é partidário ou adepto do determinismo». Trata-se de uma significação que se associa à conceção do determinismo enquanto corrente filosófica. Numa análise muito fina, poderíamos afirmar que determinístico não ativa este sentido ligado a um conjunto de princípios, pelo que poderá ser sentido como uma forma mais objetiva de designar os referidos autómatos finitos.

No entanto, apesar do que ficou dito, a pesquisa feita aos usos das palavras mostra que se verifica uma oscilação na escolha dos falantes, que aponta para a aceitabilidade de ambas as formas.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa