DÚVIDAS

É mais correto «meu ex-marido», ou «o ex-meu marido»?

É vulgar as pessoas, quando é o caso, se referirem aos ex-cônjuges com a expressão «meu ex-marido» ou «minha ex-mulher».

Ora, julgo que o prefixo ex- indica a "descontinuação" de uma situação. No entanto, ditas daquela forma, as expressões parecem-me incorrectas, já que indicam a continuação da posse.

Pergunto, pois, se não seria mais correcto dizer-se «a ex-minha mulher» ou «o ex-meu marido».

Já agora: o termo descontinuação, ultimamente muito usado na informática, está correcto? Não seria preferível suspensão ou cancelamento?

Resposta

De acordo, por exemplo, com o Dicionário Priberam, o prefixo latino, quando unido por hífen a um substantivo, indica que o nome indicado deixou de ser aquilo que era (ex.: ex-mulher) ou de exercer o cargo ou função que tinha (ex.: ex-presidente).

Assim, as formas corretas serão «a minha ex-mulher» (isto é, a minha antiga mulher) e «o meu ex-marido» (o meu antigo marido), pois o referido prefixo, nestes contextos concretos, e de acordo com a explicação transcrita, tem escopo direto sobre os nomes mulher e marido.

O temo descontinuação está correto, sendo acolhido por todos os dicionários de referência consultados como sinónimo de interrupção, cessamento.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa