DÚVIDAS

Engenhosidade

Desde já parabéns a todos os que contribuem para o sucesso deste sítio. Na página 373 do livro História da Arte, de Horst Wolemar Janson, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, 6.ª edição, Lisboa, 1998, aparece o termo engenhosidade associado ao seguinte contexto: «Como as explicações deste género requerem muita engenhosidade erudita, somos levados a pensar que o Retábulo de Mérode e outros quadros semelhantes constituem uma espécie de charada para o contemplador actual.» A minha pergunta é se a referida palavra existe no universo da linguagem portuguesa e se neste caso não deveria antes ser substituída pela palavra engenho. Antecipadamente grato pela vossa resposta. Um bom 2008 a todos.

Resposta

A palavra engenhosidade tem entrada no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, que a classifica como brasileirismo, nas acepções de «qualidade de engenhoso; engenho, criatividade, inventividade». Assim, no contexto em apreço, considero que engenho é também uma palavra possível. No entanto, verifico que engenhosidade adquire na frase um valor depreciativo que engenho não parece sugerir e que é depois confirmado pela ocorrência de charada. É por isso que eu não faria tal substituição.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa