DÚVIDAS

Fatura e faturas

Escrevi a frase:

«Não se esqueçam de guardar a fatura.»

Neste texto, supomos que todos têm apenas uma fatura.

O português não é minha língua materna e agora apareceram dúvidas.

Uns disseram que está errado e que faturas deve estar sempre no plural neste contexto. Outros disseram que fatura no singular está correto.

Se faz favor, qual é a vossa opinião?.

Resposta

Não é fácil afirmar-se qual das formas é a correta, porque está dependente da interpretação que lhe é dada. Ainda assim, no contexto que nos é dado, talvez fosse mais correto o exemplo (i):

(i) «Não se esqueçam de guardar a fatura.» = «não se esqueçam de guardar qualquer fatura que peçam/recebam/não se esqueçam de guardar cada fatura»

(ii) «Não se esqueçam de guardar as faturas.» = «não se esqueçam de guardar todas as faturas».

Há, ainda, forma de tornar mais explicita a nossa intenção, se afirmarmos «Não se esqueçam de guardar a vossa fatura». 

O exemplo (ii), em que temos faturas, no plural, pode levar a três leituras:

(1) dirigimo-nos a um grupo alertando para que não se esqueça de guardar as faturas, todas juntas, numa gaveta, por exemplo.

(2) dirigimo-nos a um grupo alertando para que cada elemento não se esqueça de guardar as faturas, assumindo que cada um tem mais que uma fatura.

(3) dirigimo-nos a um grupo alertando para que cada elemento não se esqueça de guardar a única fatura que tem, sabendo, no entanto, que há uma pluralidade de faturas na sala e, por isso, referimo-nos a elas no plural.

É por esta razão que se sugere que não se opte por «Não se esqueçam de guardar as faturas», quando se assume que cada pessoa tem uma única fatura para guardar. 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa