DÚVIDAS

Ganhado

Já não basta aos tradutores ocultarem por vezes certas expressões ou utilizarem ainda outras menos adequadas. Agora temos de aturar uma nítida falta de conjugação dos verbos, neste caso a utilização incorrecta do verbo ganhar, ganhado em vez de ganho!
Aconteceu na série "O Treinador" (da TVI) no dia 15 de Maio ... e se uma vez ainda poderia tolerar, duas já nem por isso. Para que fique registado, a tradução esteve a cargo de Cristina Stichini da empresa Legendas Ilimitada.

Resposta

Há bastantes verbos com duas formas de particípio, uma regular, ganhado, outra irregular, ganho. Aqui vão alguns desses verbos:

cobrir – cobrido, coberto

eleger – elegido, eleito

encarregar – encarregado, encarregue

gastar – gastado, gasto

libertar – libertado, liberto

prender – prendido, preso

A regra do emprego duma ou doutra forma é a seguinte: emprega-se a forma regular com os verbos auxiliares ter e haver; e a forma irregular, com os verbos auxiliares ser e estar. Exs.:

Aquele polícia tem prendido muita gente.

O João e o Brito estão/foram presos.

É, portanto, correcto empregar-se a forma ganhado com os verbos ter e haver. Ex.:

O João tem ganhado muito dinheiro.

Há verbos, porém, dos quais tanto podemos empregar com os verbos ter e haver a forma regular como a forma irregular. Um deles é o verbo ganhar:

O João tem ganhado/ganho muito dinheiro.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa