DÚVIDAS

Governação/governança

No âmbito da actual discussão sobre o futuro da União Europeia, a Comissão Europeia lançou em Julho um livro branco a que deu o título "Governança Europeia", o qual "incide sobre a forma como a União Europeia utiliza os poderes que lhe foram conferidos pelos cidadãos" (v. www.europa.eu.int).

Será necessário o neologismo "governança"?

a) Por um lado, a utilização desses poderes parece constituir o conteúdo da função de governar ou da governação.
b) Por outro, como encontrei a palavra "governança" nos dicionários consultados para significar, em sentido depreciativo, o mesmo que governo, parece ser um neologismo desnecessário para significar o mesmo que "governance", que em inglês e francês tem a mesma grafia, e que em português será governação.
c) Por último, em trabalho universitário recente (v. www.parlamento.pt/VII/comiss/ae/futuro/index.html), ao citar este estudo, o Professor começou por escrever governação (seguido de governança entre parênteses) e, a partir do meio da obra, passou a utilizar simplesmente governação.

Antes que a "governança" alastre, gostaria de ter a vossa confirmação para este meu entendimento.

Resposta

Governança é termo depreciativo de governo, e parece vir do francês antigo gouvernance. Já governação, que provém do latim, é sinónimo de governo, mas usa-se mais no sentido de «acto ou efeito de governar». Embora galicismo, governança não é neologismo, pois já data do século XV, segundo o grande etimologista José Pedro Machado.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa