DÚVIDAS

Membro fantasma

Este fenómeno é conhecido das pessoas que tratam profissionalmente de próteses. Se bem percebi, trata-se da capacidade que têm as pessoas que vivem com uma prótese de "sentirem" esse membro artificial. Deve com certeza haver uma designação portuguesa para o fenómeno (membro virtual? membro fantasma?), até porque, infelizmente, há pelo menos dois países lusófonos (Angola e Moçambique) em que as minas antipessoais deram origem (e continuam a dar) a milhões de pessoas a viver com próteses.

Resposta

É assim que os profissionais designam o membro que os amputados continuam a sentir...apesar de amputado. Não se trata de sentir a prótese, mas sim o membro que já não existe a não ser no «registo» cerebral, donde provêm as sensações de dor, de frio, de calor, de peso. Digamos que ficou uma memória biológica dessa parte do corpo, permitindo que o cérebro a sinta, mesmo na sua ausência. A isso chama-se sentir o membro fantasma.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa