DÚVIDAS

Mentoria e mentorado

É mais correto o uso de «programa de mentoria» ou «programa de mentorado»?

E quanto à pessoa que beneficia de um programa desse género, deve designar-se por mentorado ou mentorando?

 

Resposta

Os dois termos estão em uso e, do ponto de vista linguístico, estão ambos bem formados. No entanto, é mentoria que encontra registo nos dicionários consultados, no sentido genérico de «orientação»:

«cargo ou função de mentor» (Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa – DACL)

«1. Cargo ou função de mentor. 2. Relação entre o mentor e a pessoa guiada ou aconselhada por ele.» (Dicionário Priberam)

«1. sistema em que uma pessoa mais velha e experiente (mentor) orienta e encaminha outra mais jovem e com menos experiência; 2. conjunto das funções exercidas por um mentor; 3. [por extensão] orientação; aconselhamento» (Infopédia)

1. Cargo ou função de mentor.

2. Relação entre o mentor e a pessoa guiada ou aconselhada por ele.

Dado que a sua relação parece reproduzir a de tutoria e tutorado, par em que o primeiro é mais corrente, pelo menos, em meios académicos, parece plausível aconselhar mentoria.

Sobre mentorado e mentorando, como termos aplicáveis a pessoa que é orientada por um mentor, ambos parecem adequados, ainda que os dicionários não coincidam: enquanto a Infopédia consigna os dois termos, o Dicionário Priberam e o DACL só registam mentorado.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa