Esta questão é muito interessante, pois levanta um problema na língua que nunca me tinha ocorrido. Cada vez admiro mais Ciberdúvidas por esta virtualidade que tem: de estudarmos a língua em conjunto.
O problema consiste, neste caso, em distinguir o sentido denotativo (real, positivo) do conotativo (figurado, semântico particular).
Tradicionalmente, a distinção faz-se com o hífen (ex.: braço-direito, «ajuda»; braço direito, o próprio; fogo-de-vista, só aparência; fogo de vista, foguetes, etc.
O que acontece é que o hífen também é usado para sublinhar a unidade semântica, e é usual nas ligações mórficas VN (verbo-nome: conta-gotas, finca-pé, guarda-chuva). Pretende-se distinguir o grupo V + N do nome VN (ex.: um «dispositivo que conta gotas» é um conta-gotas). Tradição que nem sempre se justifica, pois o contexto e o determinante desfazem normalmente dúvidas. No Vocabulário Fundamental para o Novo AO, do Prontuário da Texto, recomendo alternativas não preferenciais sem hífen para algumas ligações VN.
Ora, em guarda-chuva, dado que não temos a ajuda do hífen para o sentido conotativo, vamos ter de usar um outro artifício.
Guarda-chuva só aparece nos dicionários (Houaiss, Porto Editora) no sentido denotativo («chapéu de chuva»). Parece não estar oficializado o sentido figurado; mas ninguém nos impede de usar todas as virtualidades da língua, mesmo que se trate de conceitos inovadores e desde que se respeitem as regras. Em guarda-chuva, a palavra guarda dá ao grupo o sentido de «protecção, resguardo, abrigo». Então, é possível aplicar o grupo com este sentido, com a palavra chuva a completar o conceito. O cérebro humano entende o significado, com o termo chuva em sentido figurado, na associação mental da imagem.
No entanto, quando se exige grande rigor na tradição do uso das palavras ou quando seja necessário evitar ambiguidades, pode-se sublinhar a reserva figurativa com, por exemplo, as comas simples: `guarda-chuva´ conceptual.
Note-se que o Houaiss regista a seguinte expressão numa das suas entradas: «Noção de `guarda-chuva´...»