DÚVIDAS

“Não coloque os cotovelos...”

Meu nome é Vilma e, como uma eterna estudante nesta escola da vida, gostaria de esclarecer a seguinte dúvida: Pode uma frase do tipo “Não coloque os cotovelos sobre a mesa!” ser classificada como imperativa, negativa e exclamativa ao mesmo tempo? Ela pode ser imperativa e exclamativa?
Vi este exemplo no livro "A palavra é sua", autores Maria Helena e Luft.
Desde já agradeço pela atenção.

Resposta

A frase que apresenta não é uma frase exclamativa. É uma frase imperativa (tipo) e negativa, activa, neutra (forma).
Quanto ao tipo, as frases podem ser classificadas de declarativas, interrogativas, imperativas ou exclamativas. Uma frase, quanto ao tipo, só pode ter uma classificação.
Quanto à forma, elas podem ser classificadas de afirmativas ou negativas, activas ou passivas, neutras ou enfáticas.
As frases imperativas exprimem uma ordem, um conselho, um pedido ou uma chamada de atenção, o predicado está normalmente no imperativo ou no presente do conjuntivo e podem terminar por um ponto final ou um ponto de exclamação. As frases exclamativas põem em relevo um sentimento forte, uma emoção, têm o predicado no modo indicativo, podendo omiti-lo, e terminam por um ponto de exclamação.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa